segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Casanova, o bibliotecário sedutor



Em plena cidade do romantismo nasce, a 2 de Abril de 1725, Giacomo Casanova, filho dos actores Zanetta Farussi e Gaetano Giuseppe Casanova.

Com a morte do pai, aos 8 anos de idade, e a mãe a viajar constantemente pela Europa com a companhia de teatro, a sua educação foi entregue aos cuidados da avó. Já adolescente, parte para Pádua onde residiu na casa de um sacerdote enquanto estudava direito na universidade, e onde aprendeu filosofia, matemática, música e medicina.

É nesta altura que Casanova desperta para os seus dois grandes vícios: o jogo e as mulheres. Tendo sido Bettina Gozzi (filha do sacerdote) o seu primeiro namorico.

Após os estudos, volta a Veneza, onde inicia uma carreira eclesiástica. No entanto, ao conhecer Alivise Gasparo Malipiero (senador e proprietário do Palazzo Malipiero), que o introduz nos melhores círculos sociais de Veneza, Casanova, rodeado de boa comida, bom vinho e boa companhia, acaba por descobrir a sua verdadeira vocação.

Os escândalos à volta das mulheres que conquistava e das dívidas de jogo que contraía culminam com a sua expulsão de Veneza, que o faria viver em Paris por 2 anos. No entanto retorna a Veneza onde é preso novamente devido ao seu estilo de vida. Arquitectando uma fuga, viria a conseguir em 1756 escapar por um buraco escavado no tecto da cela e já de madrugada parte de novo para Paris.

Viveu durante 20 anos entre França, Suiça, Itália, Inglaterra e Bélgica, tendo deixado amantes e dívidas de jogo em cada cidade.

Em 1785 Casanova chegou à Boémia, na actual República Checa, e aí permaneceu até à sua morte em 1798. Trabalhou como bibliotecário do conde de Waldstein-Wartenberg, época em que se dedicou à escrita de um romanceIsocameron, e, especialmente, à redacção das suas memóriasHistória da minha vida, volumosas e escritas em francês, que constituem um fascinante testemunho da época.

Embora tenha revelado que estes anos lhe foram aborrecidos e até frustrantes, sem eles não teria produzido os 28 volumes desta biografia, que converteria Casanova no mais famoso sedutor de todos os tempos.


Sem comentários:

Enviar um comentário