sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O Estereótipo do Bibliotecário em Portugal

Filme "A múmia"

   O estereótipo do Bibliotecário em Portugal foi tema de estudo da minha dissertação de mestrado apresentada em Março de 2014.

   O meu interesse sobre o tema surge quando comecei a trabalhar numa biblioteca universitária e pude constar que o trabalho desempenhado pela bibliotecária era totalmente desconhecido pela comunidade académica. Perguntas como "É preciso tirar um curso para trabalhar aqui?" eram constantes, e era notória a admiração quando respondia a estas questões que para mim eram óbvias... Será assim tão difícil imaginar o trabalho que desempenhamos?

   Com o tempo comecei a entender que necessitava agir o mais rápido possível para que a imagem da profissão se renovasse aos seus olhos... E é um trabalho árduo e contínuo... acreditem... porque todos os anos, novos alunos chegam, novas turmas se formam mas as questões e comentários repetem-se...

   Este trabalho foi só mais um passo... um pequeno passo no combate ao arquétipo... ou antes no combate à falta de informação por parte da sociedade. Nós somos assim, nem gordos demais, nem magros demais, nem mais altos ou baixos... somos como tu! Com ou sem óculos somos os heróis da era da informação ;)



Pode consultar aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário